quarta-feira, 23 de junho de 2010

Jantar 21.06 - Strogonoff de Carne e Bolinho Crumble de Sobremesa


Olá pessoas! Vim aqui dar um update no nosso encontro deste mês!
Sou a "recém contratada" no grupo das meninas e gostaria de dizer que estou muito feliz por participar! É uma experiência muito boa, fora a comida que sempre é de arrasar!

Nesse encontro tivemos uma notícia ótima - a Camila resolveu juntar-se ao time das casadinhas uhuuuu e brindamos com muito vinho e champagne - cortesia da Fê! 




Jogamos conversa fora também, falamos de política, copa do mundo maridos/noivos/namorados... encomendamos coisinhas da Avon tb com a Alê, enfim, uma segunda feira muito boa! Ester e Fer preciso das fotos de vcs!

Seguem as receitas - o post vai ser longo viu, afinal fiquei desde as 16h no fogão!!! Mas de verdade esse foi o meu melhor strogonoff ever!

Beijos, Liv




Strogonoff de Carne

Para 6 pessoas

- xícara medidora de 240ml (é maior que a de chá)

1kg e 200g de Filé Mignon cortado em cubinhos - calculei 200g por pessoa
2 colheres (sopa) rasas de tempero alho & sal - ou a gosto, depende de como você gosta da carne temperada!
1 cebola grande picadinha
50g de manteiga
1 latinha de extrato de tomate elefante
1 caixinha (300g) de katchup - agora tem katshup de caixinha! Mais fácil pra cozinhar!
1 caixinha e 1/2 de creme de leite
1 colher (sopa) de mostarda
1/4 de xícara (60ml) de conhaque Domus
1 colher (sopa) de maizena
1 xícara de leite
2 pacotinhos de champignon picados - usei 1 só pois não gosto muito... não lembro quanto tinha na embalagem!

Tempere a carne com o alho e o sal. Em uma panela grande, derreta a manteiga e coloque a carne. Em fogo médio, misture sempre até sair  aquela cor de carne crua, e tampe. Deixe quietinho até sair aquela aguaceira toda, vai uns 10-15 minutos. Misture de vez em quando pra não grudar. Agora, abaixe o fogo. Quando a carne tiver bem cozida, adicione a cebola, e misture - eu não coloco antes pois corre o risco da cebola queimar e grudar tudo na panela. Coloque agora o extrato de tomate, o katchup e a mostarda. Misture pra incorporar. Se desejar aumentar o molho - não fiz, mas deveria ter feito - dissolva a maizena no leite e coloque na mistura. Cozinhe bem para a maizena dar aquela encorpada no fogo bem baixinho. Por último, coloque o conhaque, o champignon e o creme de leite - cuidado pra não ferver senão ele talha! Pronto! Strogonoff a postos! Se quiser, adiante até a parte da maizena, e quando as pessoas chegarem, é só colocar os ingredientes finais.

Acompanhamento

Batata Soutê

7 batatas média
50g de manteiga gelada e picada
Cheiro verde a gosto

Descasque as batatas e pique-as em rodelas. Em uma panela média, cubra as batatas com água e cozinhe até ficarem bem molinhas - em fogo médio/baixo, uns 30 minutos. Quando estiverem prontas, escorra e volte para a panela. Coloque os cubinhos de manteiga e com uma espátula ou colher de pau, misture tudo - o calor da batata vai derreter a menteiga. Adicione o cheiro verde e sirva.




Sobremesa

Bolinho Crumble com Amoras e Morango

Bolinho

1/2 xícara de manteiga , amolecida e mais um pouco pra untar
3/4 de xícara cheias de farinha de trigo com fermento
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 xícara cheia de açúcar refinado e mais um pouco pra pouvilhar
2 ovos
200g de amoras
2 caixinhas de morango
Chantily ou iogurte natural pra servir


Cobertura Crumble ( a receita original era metade desta, dobrei pois achei pouco)

1/2 xícara de açúcar mascavo claro
8 colheres (sopa) de manteiga cortada em pedaços
1 xícara + 1/3 de xícara rasas de farinha de trigo com fermento

Separe todos os ingredientes, lave e corte os morangos no sentido do comprimento e reserve. Unte 6 ramequins ou aquelas cumbucas de sopa que possam ir ao forno (tipo refratário) com capacidade para 1 xícara - 240ml.
Pré aqueça o forno a 190°C.
Comece pelo crumble - em uma tigela junte a manteiga, o açúcar mascavo, e a farinha e com as pontas dos dedos vá unindo a manteiga aos ingredientes até obter uma farofa grossa. Reserve.
Para fazer o bolinho, peneire a farinha e o fermento na tigela da batedeira. Adicione o açúcar, a manteiga e os ovos - um a um - e bata até obter um creme homogêneo. O livro indica que você pode bater tudo com um mixer, como eu não tenho, vai na batedeira mesmo! Coloque a mistura nas cumbucas com a ajuda de uma colher de sorvete. Nivele a superfície. Cubra a mistura com as amoras e os morangos misturados, polvilhe um pouco de açúcar e cubra com a farofinha*. Leve ao forno pré aquecido e asse por 25-30 minutos ou até o crumble dourar. Sirva morno com o chantily ou o iogurte natural.

*Eu fiz diferente, misturei as frutas na massa,coloquei com a colher de sorvete e cobri com o crumble. Ai tinha bolinho escondido no meio das frutas, uma delícia! Não servi com chantily, comemos puro mesmo.

2 comentários:

  1. Show Lívia! Arrasou no jantar e agora com esse post :) Bjim Lele

    ResponderExcluir
  2. Hahaha. Você tem uma cara de arteira/

    Amei a postagem e as receitas. sem dúvida foi um jantar excepcional.

    Beijos

    ResponderExcluir