quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Almoço Italiano na Livia - 29/07/12

Adicionar legenda

 Em julho tive um almoço em casa - pela correria do trabalho não ia conseguir fazer o que eu queria! E resolvi testar uma ideia de um almoço italiano. De inspiração peguei uma receita do Divo Hiperativo Jamie Oliver, da Laura Vitale - minha nova recém descoberta no youtube  e na net - e do meu livro de cupcakes da Carole Crema. Precisa mais justificativa de ter arrasado no almoço? =P

De entrada - Bruschetta de manjericão. Quer coisa mais italiana?
Prato principal - Lasagne. Mas quem disse que pra Lasagne ser boa deve ter presunto/queijo/molho bolognesa?
Sobremesa - Cupcake de Tiramisú

Seguem as receitas!

Bruschetta



Ingredientes:
1 pão de metro- ou você pode usar baguete, pão italiano, o que você quiser.
6 tomates - maduros
1/2 cebola roxa - usei a normal pois não era época
4 dentes de alho picados
10 folhinhas de manjericão fresco picadas - e mais algumas pra decorar
Sal, pimenta e orégano a gosto
6 c. sopa de um ótimo Azeite de Oliva Extra-Virgem - usei um grego!

Método:
1. Em uma tigela grande, pique os tomates com gosto - nem tão pequeno, nem muito grande - mas que eles fiquem suculentos. 
2. Já a cebola e o alho - ao contrário, pique bem pequeninhos. 
3. Acrescente as folhas de manjericão também picadas, regue com o azeite - umas 6 c. sopa - e tempere com sal, pimenta e orégano.
4. Fatie o pão na diagonal, disponha em um assadeira regue com mais azeite e salpique com orégano. Leve a assadeira em forno médio por 5-7 minutos somente para torrar. Eu servi separado, mas se você desejar monte pães individuais e decore com o restante do manjericão.

Rend. Servem 6 e sobra um pouco.

Lasagne do Jamie Oliver




Ingredientes:

1 pacote de massa de lasagne - usei Galo
2 pacotes de brócolis congelados
1 pacote de ervilha congelada
10 vagens picadas
1 maço de cebolinha picadinha
Algumas folhinhas de hortelã - usei umas 6
6 dentes de alho espremidos
300ml de caldo de galinha (ta aí o porque do "praticamente" vegetariana - mas você pode usar caldo de legumes se quiser)
500ml de creme de leite fresco
Raspas da casca de 1/2 limão siciliano
Um bom pedaço de parmesão - umas 400g - ralado na hora
01 pote de queijo cottage
Sal e pimenta a gosto
Azeite a gosto - usei umas 4c. sopa

Método:
- pré aqueça o forno a 250°C.

1. Aqueça 300ml de água e coloque meio cubinho de caldo de galinha até ferver para dissolver. Reserve. Separe algumas unidades de brócolis para colocar por cima da lasagne na última camada.
2. Em uma panela grande ou wok, esquente um fio de azeite e coloque os brócolis congelados pra refogar - não esquente muito senão ele pode espirrar com o choque entre gelo/fritura. Sempre em fogo médio acrescente os dentes de alho, a ervilha, cebolinha, vagens e refogue mais um pouco. Se quiser, acrescente um pouquinho de água (1/2 xíc) para ajudar os legumes a descongelar. Coloque a hortelã, raspas de limão, sal e pimenta, mexa mais um pouco e adicione por último o caldo de galinha e o creme de leite e tampe. Deixe uns 10 minutos cozinhando para absorver os sabores e o creme ferver - por isso que eu usei o fresco apesar do Jamie falar "Single Cream" pois o nosso creme de leite de lata/caixinha talha se ferver. Experimente e corrija o sal se necessário.
3. Monte a lasagne: em um refratário coloque conchas do recheio, cubra com a massa, parmesão ralado na hora, recheio/massa/parmesão. Na última camada, cubra com o queijo cottage - coloque o pote inteiro e ajeite com uma espátula. Cubra com parmesão e os brócolis que estavam reservados. Leve ao forno por 20 minutos mais ou menos ou até que a massa esteja cozida (veja o tempo do pacote da massa) e gratinada.

Rend. 6 porções.


Cupcake de Tiramisú




Eu, rainha da proporção tive um lapso esqueci de que quando se aumenta a quantidade de algo, se aumenta proporcionalmente os outros ingredientes. Por isso a cobertura não ficou fofinha, porque coloquei mais Cream Cheese e não aumentei o resto... vou postar a receita original.

Ingredientes:

Massa
170g de manteiga em temperatura ambiente
3 ovos grandes, orgânicos
20g de cacau em pó
165g de farinha
135g de açúcar
1/4 xíc. de leite
3 c. chá de café solúvel em pó dissolvidos em 3 c. sopa de água morna - coloca uns seg. no microondas!
1/2 c. sopa de fermento em pó
Pitada de sal

Recheio
Doce de Leite Argentino

Cobertura
250g de Cream Cheese - uns 10 minutinhos fora da geladeira
30g de manteiga em temperatura ambiente mas não muito molenga
250g de açúcar de confeiteiro peneirado.
Gotas de chocolate - o quanto baste - para decorar

Método:
-Pré aqueça o forno a 220°C - asse os cups por 5min e depois diminua a temperatura para 180°C e asse o restante do tempo.
- Em uma assadeira para muffins, coloque 12 forminhas de papel.

1. Em uma tigela peneire os secos: farinha, cacau, fermento, sal. Reserve
2. Na tigela da batedeira, bata em velocidade média a manteiga e o açúcar até virar um creme claro e mais fofo. Adicione os ovos um a um - batendo bem entre cada adição. Diminua a velocidade para baixa, adicione o café JÁ dissolvido, e aos poucos acrescente os secos intercalando com o leite. Bata só para incorporar.
3. Divida a massa nas forminhas, asse por 15 minutos (+ os 5) ou até que a massa esteja cozida - teste com o palito.
4.Retire os cupcakes do forno e transfira para uma grade. Enquanto eles esfriam faça a cobertua.

Cobertura:
1. Na tigela da batedeira em velocidade baixíiiiissima - bata o cream cheese com a manteiga até amolecer um pouco, e vá acrescentando o açúcar até ficar no ponto bem fofo. O meu ficou mole, mas porque eu coloquei mais 50g de cream cheese, e estava calor (o terror de qualquer baker!), sei lá, não deu certo. Faça a receita original e me contem!

Monte o cupcake - quando estiverem frios, faça um buraquinho no centro da massa - eu usei um tirador de miolo de maçã! - recheie com doce de leite, coloque a cobertura e as gotinhas de chocolate e sirva!

PS: usei 1c. chá de café e nem deu pra sentir o gosto. Acho que 3 vezes mais para 12 cupcakes não fique tão forte como se você estivesse comendo um grão de café! =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário